> OS 6 SINAIS DA IMATURIDADE QUE IMPEDEM NOSSA FELICIDADE Pular para o conteúdo principal

OS 6 SINAIS DA IMATURIDADE QUE IMPEDEM NOSSA FELICIDADE


Um homem jovem ensinando um menino diante de um exuberante canion

Como reconhecer e superar a imaturidade para alcançar a verdadeira felicidade


A maturidade não vem com a idade

Amadurecer é um caminho natural, mas também é uma escolha pessoal. Tornar-se um adulto, em nível humano, é muito mais que um processo de crescimento biológico. É um processo de autodirecionamento, de conscientização e desenvolvimento de propósitos de vida e, também, de contínua significação existencial.

Quantas vezes nos deparamos com pessoas que só cresceram em estatura, literalmente, mas que ainda continuam a pensar e agir como adolescentes? Talvez, isso não se dê apenas por pura falta de experiência e vivência mas, especialmente, por falta de consciência e autoconhecimento.


Os 6 sinais da imaturidade na vida adulta

Há certas atitudes que podem ser graciosas na juventude mas que, na idade adulta, podem se tornar algo doentio e até repulsivo. Neste contexto, seguem seis sinais indicadores de imaturidade que nem sempre gostamos de admitir em nós mesmos:

1 - Quando não refletimos suficientemente antes de expor um ponto de vista ou falamos de forma imprópria.

2 - Quando não fazemos perguntas e não desenvolvemos o hábito de procurar feedbacks, impondo às outras pessoas aquilo que nós mesmos deveríamos fazer, de forma autoritária, porém sem qualquer autoridade.

3 - Quando adotamos conceitos de certo e errado conforme nossas próprias conveniências, impondo nossas vontades instintivas e egocêntricas.

4 - Quando inventamos desculpas para justificar nossa falta de proatividade e a fuga de problemas.

5 - Quando nos autossabotamos afetando nossos próprios resultados e os resultados de todo um grupo ao qual pertencemos.

6 – Quando, ao fugir de nossas responsabilidades, faltamos com nossos próprios compromissos e propósitos assumidos.


A maturidade que chega com as crises da vida

É por meio das crises da vida, que surge nossa maturidade, forjada pelas dificuldades e vivências de desafios que nos habilitam para tomarmos decisões, resolvermos problemas, encararmos nossa missão. Será coincidência o fato de que as crises nos obrigam a sair da zona de conforto?

Arcarmos com situações difíceis, plantadas ou não, por escolhas feitas ou não feitas por nós, é algo que faz parte do Grande Plano já traçado para cada um pelo Criador de Tudo. Podemos fazer nossos planos, nossos projetos, mas nunca saberemos o que este Grande Plano nos reserva.

Assim, são os momentos de crise que nos incentiva a descobrir o nosso melhor, novas habilidades e talentos para podermos lidar com a imprevisibilidade de nosso próprio destino. Não podemos prever o dia seguinte, apenas imaginá-lo. Melhor então que possamos esperar algo melhor para nossas vidas, sempre!

 

Utilizando as crises para crescer e amadurecer          

Para encontrarmos soluções, nossas lágrimas não servem como argumento pois não resolvem nada. Mas é justamente em meio às lágrimas que temos a chance de nos dar autorespeito, sermos humildes e honestos diante do espelho. Se assim agirmos, saberemos ser discretos diante da imaturidade alheia também. Compartilhar o que aprendemos é o passo seguinte.

O problema é que nem sempre conseguimos ser discretos diante dos erros alheios, esquecendo que quando alguém erra ou quando nós mesmos erramos, também é um momento de escolha e tomada de decisões para o amadurecimento.


Benefícios da maturidade

Então, o processo de amadurecimento é, muitas vezes, solitário e dolorido. Mas, como ocorre com a maioria das pessoas, é algo necessário que nos traz uma cura, que remedia nossas limitações, que revela nossa própria ignorância e que transforma nossa forma de enxergar o caminho à nossa frente.

Devemos agradecer pelo destino, traçado pelo Criador de Tudo, que nos permite amadurecer e encontrar o nosso próprio e único crescimento pessoal e existencial. Com esta expectativa podemos ter esperanças sólidas para encontrar a paz e sermos interiormente felizes, de verdade!

Nossa contribuição para o mundo não está na superação dos problemas e crises por si só, mas em podermos transmitir nossas aprendizagens, especialmente, às novas gerações.

Comentários

Descubra como reconhecer e superar a imaturidade para alcançar a verdadeira felicidade

POSTS MAIS VISTOS

NOSSO DESTINO: Quando saímos de nosso porto seguro

  Reflexões de um pai   O início de nossas caminhadas é uma autodescoberta Nesta vida é até possível prever o que poderá acontecer no próximo minuto, com uma certa probabilidade. Mas nem todo conhecimento nos permite prever como reagiremos a um acontecimento ou como iremos atuar ou decidir, mesmo que achemos estarmos preparados. Assim é quando nossos jovens partem para o mundo. É mais comum que quase nada aconteça conforme nossas previsões ou até mesmo conforme nossos desejos sobre um evento qualquer, especialmente, quando nos expomos de verdade ao mundo externo e a outras pessoas. Assim, o caminho de cada um em suas jornadas pessoais depende da sabedoria, da orientação, do autoconhecimento e da Fé, pois há muito tempo sabemos que existe um “caminho das pedras” a enfrentar.   É preciso coragem para sair para o mundo Temos que lembrar que apenas parte de nosso “ser” é conhecido por nós mesmos e ninguém consegue adivinhar nossos pensamentos, exceto nosso Cri...

A ELEGÂNCIA DA IDADE: Pensando sobre a Idade Avançada

  Uma visão incomum sobre a velhice            A diferença entre lentidão e retidão Um dia, ao observar um ancião, percebi que seus modos eram quase um movimento em câmera lenta. Tudo o que ele fazia era de forma bem compassada, focada e serena. Para quem ainda não passou do meio século de vida é algo até engraçado, mas não devemos confundir lentidão com a retidão das pessoas idosas. O problema é que não percebemos que, na verdade, o nosso modo acelerado de ser dos dias atuais é que é a verdadeira anormalidade. Talvez esteja na hora de fazermos alguns questionamentos : Por que tanta pressa, tanta necessidade de correria que nem nossas almas conseguem mais alcançar nossos corpos? Quem disse que a pressa é a maior premissa do bem viver?   As marcas que não podem ser compradas Ao contrário do que muitos podem pensar, aquele mesmo ancião não tinha grandes posses, não tinha sequer um automóvel em sua garagem. Sua expressão ...

FIRMEZA: A força de vontade nasce da firmeza mental

  O que significa ser uma pessoa firme   Força de vontade Manter-se firme não significa ser inflexível, pois nada é fixo e permanente ao longo de nossa jornada da vida. Neste contexto, qualquer distração pode nos tirar fora de uma trilha previamente estudada e planejada. Terminar o que começamos, iniciar o que programamos, fazer o que precisa ser feito depende de algo gerado por nosso próprio propósito, e isto podemos chamar de “força de vontade”.   A vontade nasce com a intenção A vontade própria acaba? Ela depende de forças internas ou externas? Temos como regular a força da vontade? Podemos sabotar a própria vontade? Existe alguém em plena capacidade mental e física que não tenha vontade nenhuma para nada? Manter-se firme em um determinado propósito requer uma análise daquilo que queremos, se vale a pena ou não. Ir contra nossa própria vontade também depende de como fomos condicionados e treinados, motivo pelo qual somos considerados seres com o livre arb...