> GRATIDÃO TRANSFORMADORA Pular para o conteúdo principal

GRATIDÃO TRANSFORMADORA

 

Imagem de uma criança sorrindo oferecendo uma flor

Benefícios e Práticas Diárias


Gratidão e Retorno

 

Existe um perigo potencial em se acreditar no interesse como uma base de relacionamentos. Esse perigo é: se uma das partes ou ambas pensarem apenas nos próprios interesses. Mas, o que seria o ideal? Talvez, quando se eleva a base de um relacionamento para o sentimento de gratidão verdadeira.

 

Relacionamento entre almas

 

Tudo o que se faz por obrigação perde a espontaneidade. A famosa frase: “Muito se espera daqueles que muito receberam” não significa que devemos esperar um retorno obrigatório de ninguém!


 Muitas vezes, a nossa expectativa de receber ou não receber o mesmo que se doou, pode gerar situações de decepção e frustração em nossas vidas. Neste contexto, há que se entender que nos relacionamentos verdadeiros de nosso dia a dia, há necessidade de se ter uma reciprocidade natural, sem cobranças!


 Ter gratidão é ter consideração por aquilo que não se pode pagar. Não se paga um amor sincero recebido e não se coloca preço pelo tempo e energia vital dedicados em um relacionamento honesto, em que ambas as partes se harmonizam em benefício mútuo. A troca, sem interesses, é uma relação justa onde há uma verdadeira confiança.

 

Como reconhecer a gratidão sincera

 

Quem cobra ou se contenta com retornos na forma de “moeda de troca” é uma pessoa barata demais. Para reconhecermos a gratidão dos outros não precisamos de demonstrações espetaculares, apenas de atitudes!


Quantos confundem o bem ao próximo como um jogo de interesses? O bem é algo intrínseco ao ser, e não ao ter. Amizades que acabam nunca foram amizades de verdade, apenas uma relação de troca. Um relacionamento construído sobre a base da gratidão é um processo diário, onde se constrói a confiança mútua pela empatia e pela sinceridade.

 

Evolua emocionalmente com a gratidão

 

Decepções e enganos fazem parte da vida! A ingratidão é algo que, certamente, encontraremos em nossos caminhos! Entretanto, não receber a gratidão não justifica deixarmos de sermos quem somos. Entender que existem pessoas gratas e ingratas é aceitar que as pessoas são falhas. A gratidão não nasce conosco, pois é um aprendizado da vida.


Não seríamos o que somos hoje, não fosse pelas pessoas que nos deixaram algo valioso, com sinceridade e sem qualquer interesse secundário! Assim, tenhamos gratidão para com aqueles que sempre desejam e torcem pelo nosso bem, sem pedir nada em troca! De resto, ninguém pode julgar ninguém!


Comentários

Por mais difícil que seja nossa situação, sempre há motivos para agradecermos. Às vezes, isso só depende de uma mudança de perspectiva.

POSTS MAIS VISTOS

NOSSO DESTINO: Quando saímos de nosso porto seguro

  Reflexões de um pai   O início de nossas caminhadas é uma autodescoberta Nesta vida é até possível prever o que poderá acontecer no próximo minuto, com uma certa probabilidade. Mas nem todo conhecimento nos permite prever como reagiremos a um acontecimento ou como iremos atuar ou decidir, mesmo que achemos estarmos preparados. Assim é quando nossos jovens partem para o mundo. É mais comum que quase nada aconteça conforme nossas previsões ou até mesmo conforme nossos desejos sobre um evento qualquer, especialmente, quando nos expomos de verdade ao mundo externo e a outras pessoas. Assim, o caminho de cada um em suas jornadas pessoais depende da sabedoria, da orientação, do autoconhecimento e da Fé, pois há muito tempo sabemos que existe um “caminho das pedras” a enfrentar.   É preciso coragem para sair para o mundo Temos que lembrar que apenas parte de nosso “ser” é conhecido por nós mesmos e ninguém consegue adivinhar nossos pensamentos, exceto nosso Cri...

A ELEGÂNCIA DA IDADE: Pensando sobre a Idade Avançada

  Uma visão incomum sobre a velhice            A diferença entre lentidão e retidão Um dia, ao observar um ancião, percebi que seus modos eram quase um movimento em câmera lenta. Tudo o que ele fazia era de forma bem compassada, focada e serena. Para quem ainda não passou do meio século de vida é algo até engraçado, mas não devemos confundir lentidão com a retidão das pessoas idosas. O problema é que não percebemos que, na verdade, o nosso modo acelerado de ser dos dias atuais é que é a verdadeira anormalidade. Talvez esteja na hora de fazermos alguns questionamentos : Por que tanta pressa, tanta necessidade de correria que nem nossas almas conseguem mais alcançar nossos corpos? Quem disse que a pressa é a maior premissa do bem viver?   As marcas que não podem ser compradas Ao contrário do que muitos podem pensar, aquele mesmo ancião não tinha grandes posses, não tinha sequer um automóvel em sua garagem. Sua expressão ...

FIRMEZA: A força de vontade nasce da firmeza mental

  O que significa ser uma pessoa firme   Força de vontade Manter-se firme não significa ser inflexível, pois nada é fixo e permanente ao longo de nossa jornada da vida. Neste contexto, qualquer distração pode nos tirar fora de uma trilha previamente estudada e planejada. Terminar o que começamos, iniciar o que programamos, fazer o que precisa ser feito depende de algo gerado por nosso próprio propósito, e isto podemos chamar de “força de vontade”.   A vontade nasce com a intenção A vontade própria acaba? Ela depende de forças internas ou externas? Temos como regular a força da vontade? Podemos sabotar a própria vontade? Existe alguém em plena capacidade mental e física que não tenha vontade nenhuma para nada? Manter-se firme em um determinado propósito requer uma análise daquilo que queremos, se vale a pena ou não. Ir contra nossa própria vontade também depende de como fomos condicionados e treinados, motivo pelo qual somos considerados seres com o livre arb...