> AMIZADES DO CORAÇÃO: A amizade sob uma perspectiva saudável Pular para o conteúdo principal

AMIZADES DO CORAÇÃO: A amizade sob uma perspectiva saudável

 

Um amigo consolando uma pessoa necessitada

A amizade é um verdadeiro encontro de almas


A amizade não depende de nossa vontade

No curso da vida de qualquer pessoa há encontros e desencontros! Há um tipo de encontro em que os caminhos individuais se cruzam e, invariavelmente, com um propósito que não nos é dado saber o porquê!

A amizade é um dos fenômenos que pode se manifestar em um desses encontros. Uma pessoa amiga é alguém que se importa com outra pessoa, sem motivo aparente, sem interesses secundários. Pessoas amigas entre si, se preocupam com o bem estar uma da outra, apreciam reciprocamente suas qualidades, compreendendo as falhas e defeitos e vibrando entre si com as conquistas de cada uma.

 

Amizade e destino andam juntos

Em alguma passagem de nossas vidas, surge alguém que se aproxima e, especialmente, em momentos de fragilidades, de sofrimento ou de luta, nos acolhe e nos aceita, sem mais nem menos! Firma-se então um respeito, uma consideração que transcendem as banalidades do mundo, das distâncias e do tempo.

A amizade sincera reflete nosso lado interior para alguém e é uma das coisas mais puras e sagradas que podemos vivenciar nessa vida. A pureza de uma amizade verdadeira não é algo que nos exige sermos legais, simpáticos, bonitos ou ricos mas sim, basicamente, sermos humanos. Amizades verdadeiras não nascem da bajulação pois tem a ver com nossa autêntica natureza e singularidade.

 

O propósito da amizade obedece a um Plano Maior de Sabedoria 



Com certeza, as amizades em nossas vidas são um presente de Deus e, por isso, não nos pertencem.  Mas, então, o que significa ter uma amizade com alguém?

1)    Uma pessoa amiga sempre pensa em nós com empatia profunda;

2)    Uma amizade verdadeira se ofende quando deixamos de ser quem somos;

3)  Pessoas amigas sentem felicidade ao se lembrarem uma das outras, mesmo estando separadas pela distância e o pelo tempo;

4)    Uma pessoa amiga marca nosso coração e a alma, como um anjo do bem que nos traz livramentos;

5)    A amizade é uma prova de que o destino sempre nos reserva boas surpresas em nossas vidas;

6)    Nossas amizades nos induzem a fazer o bem e a agradar a Deus;

7)    Pessoas amigas não pedem para entrar na vida de ninguém, simplesmente fazem a amizade acontecer;

8)    Uma amizade que termina, nunca foi uma amizade verdadeira.

 

Uma dedicatória às nossas velhas amizades

“Há quanto tempo que não nos vemos? Que legal! Esses cabelos grisalhos ficaram bem em você!

Eu estou bem, não se preocupe! Quero crer que você já tenha vencido aquele desafio que compartilhou comigo, da última vez que nos encontramos! Sinto saudade daquele seu abraço forte, daquele olhar que só você ousaria me dirigir.

Você nunca sentiu vergonha em se sentar ao meu lado, jamais esqueceu as coisas boas que vivemos, quando estávamos juntos!

Obrigado pela sua amizade e pelas orações, pelas palavras elogiosas e francas que sempre dirigiu à minha pessoa. Não se esqueça, eu também sempre me lembro de suas qualidades ímpares, de seu grande coração, de sua disposição em me apoiar, de seu sorriso, até nos momentos mais difíceis.

Mesmo que hoje eu não escute sua voz, eu me lembro dela como se você estivesse aqui comigo, nesse momento! Quando me lembro de suas piadas e brincadeiras, rio sozinho e me deleito com nossas lembranças da juventude! Isso aquece meu coração até hoje, pode crer! Até o fim dos meus dias irei agradecer e me perguntar: o que fiz para merecer sua amizade?

Antes de nos despedirmos definitivamente desse mundo, quero lhe dedicar essas palavras sinceras, enquanto ainda há tempo: saiba que sua amizade contribuiu muito para minha vida.

Entre nós, sei que cada um seguiu seu caminho, mas que nunca nos separamos na alma, pois tudo o que passamos juntos tem seu lugar sagrado, no fundo de nossos corações e de nossas memórias!

Com muito carinho, respeito e saudade me despeço. Obrigado por tudo, meu anjo da guarda! Que Deus te abençoe sempre!

Fique bem, fique em Paz!”




Comentários

A amizade sob uma perspectiva saudável exige uma séria reflexão sobre o propósito da amizade em nossas jornadas.

POSTS MAIS VISTOS

NOSSO DESTINO: Quando saímos de nosso porto seguro

  Reflexões de um pai   O início de nossas caminhadas é uma autodescoberta Nesta vida é até possível prever o que poderá acontecer no próximo minuto, com uma certa probabilidade. Mas nem todo conhecimento nos permite prever como reagiremos a um acontecimento ou como iremos atuar ou decidir, mesmo que achemos estarmos preparados. Assim é quando nossos jovens partem para o mundo. É mais comum que quase nada aconteça conforme nossas previsões ou até mesmo conforme nossos desejos sobre um evento qualquer, especialmente, quando nos expomos de verdade ao mundo externo e a outras pessoas. Assim, o caminho de cada um em suas jornadas pessoais depende da sabedoria, da orientação, do autoconhecimento e da Fé, pois há muito tempo sabemos que existe um “caminho das pedras” a enfrentar.   É preciso coragem para sair para o mundo Temos que lembrar que apenas parte de nosso “ser” é conhecido por nós mesmos e ninguém consegue adivinhar nossos pensamentos, exceto nosso Cri...

A ELEGÂNCIA DA IDADE: Pensando sobre a Idade Avançada

  Uma visão incomum sobre a velhice            A diferença entre lentidão e retidão Um dia, ao observar um ancião, percebi que seus modos eram quase um movimento em câmera lenta. Tudo o que ele fazia era de forma bem compassada, focada e serena. Para quem ainda não passou do meio século de vida é algo até engraçado, mas não devemos confundir lentidão com a retidão das pessoas idosas. O problema é que não percebemos que, na verdade, o nosso modo acelerado de ser dos dias atuais é que é a verdadeira anormalidade. Talvez esteja na hora de fazermos alguns questionamentos : Por que tanta pressa, tanta necessidade de correria que nem nossas almas conseguem mais alcançar nossos corpos? Quem disse que a pressa é a maior premissa do bem viver?   As marcas que não podem ser compradas Ao contrário do que muitos podem pensar, aquele mesmo ancião não tinha grandes posses, não tinha sequer um automóvel em sua garagem. Sua expressão ...

FIRMEZA: A força de vontade nasce da firmeza mental

  O que significa ser uma pessoa firme   Força de vontade Manter-se firme não significa ser inflexível, pois nada é fixo e permanente ao longo de nossa jornada da vida. Neste contexto, qualquer distração pode nos tirar fora de uma trilha previamente estudada e planejada. Terminar o que começamos, iniciar o que programamos, fazer o que precisa ser feito depende de algo gerado por nosso próprio propósito, e isto podemos chamar de “força de vontade”.   A vontade nasce com a intenção A vontade própria acaba? Ela depende de forças internas ou externas? Temos como regular a força da vontade? Podemos sabotar a própria vontade? Existe alguém em plena capacidade mental e física que não tenha vontade nenhuma para nada? Manter-se firme em um determinado propósito requer uma análise daquilo que queremos, se vale a pena ou não. Ir contra nossa própria vontade também depende de como fomos condicionados e treinados, motivo pelo qual somos considerados seres com o livre arb...